TIRE SUAS DÚVIDAS

Perguntas Frequentes

Pagamentos e Boletos

Não consigo efetuar pagamento do meu boleto, por quê?


Todos os boletos passam por um processo chamado registro, que pode levar até 48 horas após a emissão para liberação do pagamento. Caso não consiga efetuar o pagamento após este prazo, retorne o contato para a Cobrafix no 0800...




Após o pagamento, qual o prazo para minhas informações saírem do sistema?


Até 3 dias úteis.




Meu débito foi quitado, mas ainda recebo ligações de cobrança. O que devo fazer?


Caso ainda receba ligações depois do pagamento, favor encaminhe seu comprovante de pagamento do boleto ao e-mail do financeiro: financeiro@cobrafix.com.br




Após o pagamento, em qual prazo posso voltar a estudar?


Cada instituição de ensino tem seu próprio regulamento, procure a secretaria da sua unidade para maiores esclarecimentos.





Negociação

Não consigo efetuar pagamento do meu boleto, por quê?


Todos os boletos passam por um processo chamado registro, que pode levar até 48 horas após a emissão para liberação do pagamento. Caso não consiga efetuar o pagamento após este prazo, retorne o contato para a Cobrafix no 0800...




Após o pagamento, qual o prazo para minhas informações saírem do sistema?


Até 3 dias úteis.




Meu débito foi quitado, mas ainda recebo ligações de cobrança. O que devo fazer?


Caso ainda receba ligações depois do pagamento, favor encaminhe seu comprovante de pagamento do boleto ao e-mail do financeiro: financeiro@cobrafix.com.br




Após o pagamento, em qual prazo posso voltar a estudar?


Cada instituição de ensino tem seu próprio regulamento, procure a secretaria da sua unidade para maiores esclarecimentos.





Tópicos Gerais

Não reconheço esta dívida, como proceder?


A forma mais rápida de solucionar este caso é anotar todas informações, e procurar a instituição de ensino que foi informado o débito no atendimento. Ou encaminhe a contestação do débito ao Canal oficial da Cobrafix.




Estou recebendo uma cobrança no nome de outra pessoa. Como retirar meu telefone da base de dados?


se dirigir a instituição de ensino que foi informado no momento da cobrança e solicitar a retirada de seu telefone da base de dados de cobrança. Ou, você pode encaminhar um pedido por escrito ao canal oficial de atendimento da Cobrafix para ser analisado. (Poderá ser exigido documentos que comprovem a veracidade das informações).




Por quem são definido os valores dos juros e multas?


Cada instituição tem suas política de juros e multa que estão atrelados ao contrato do aluno. Em caso de dúvida com seus contrato verifique junto a sua instituição.




Como são definidos os valores dos juros e multas?


Os juros são definidos no Código Civil artigo 406 e 407 da Lei 10.406/02

Confira aqui.




Entre quais horários a empresa prestadora da cobrança pode me contactar?


Cada estado Brasileiro tem uma regulamentação, porém em regra geral as ligações são feitas após ás 8:00 e antes das 21:00hs.




Quantas ligações de cobrança posso receber durante o dia?


Não existe uma previsão legal que determina o número de ligações diárias ou semanal ao credor. Porém os telefonemas de cobrança de débitos devem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h (oito horas) às 21h (vinte e uma horas), e aos sábados, das 8h (oito horas) às 14h (catorze horas), excetuando-se os feriados, casos em que tais telefonemas são vetados.




Após o vencimento, em quanto tempo minha dívida pode ser direcionada para uma empresa de cobrança?


A partir do dia seguinte ao inadimplemento. Contudo, cabe ser acordado com a sua instituição os prazos de cobrança para os débitos em aberto. Consulte sua Instituição.




Porque a Cobrafix está me cobrando ao invés da Instituição?


Muitas instituições terceirizam esse serviço para escritórios especializados, que são chamadas Cobrança "amigável".
A empresa de cobrança ajuda a identificar qual o melhor canal para entrar em contato com o cliente (ligação, e-mail, WhatsApp etc.), e o melhor horário para fazer a cobrança, ajudando o devedor a negociar o seu débito.




A Cobrança pode ser feita por WhatsApp?


Sim, sua legitimidade para cobrança já é reconhecida pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), desde que não seja realizada de forma abusiva.




Quem inclui meu nome do SPC e Serasa?


A inclusão aos órgão de proteção ao crédito é feito de acordo com o contrato do aluno, cedido no momento da matrícula na instituição, em caso de dúvidas procure o financeiro da sua instituição.




Posso ser cobrando no meu trabalho?


O Credor pode ligar para o trabalho (do inadimplente), desde que não seja com ligações insistentes, várias vezes ao dia e diariamente. E nem mesmo dar ciência do débito para terceiros.