TIRE SUAS DÚVIDAS

Perguntas Frequentes

Pagamentos e Boletos

Não reconheço esta dívida, como proceder?


A forma mais rápida de solucionar este caso é anotar todas informações, e procurar a instituição de ensino que foi informado o débito no atendimento. Ou encaminhe a contestação do débito ao Canal oficial da Cobrafix.




Estou recebendo uma cobrança no nome de outra pessoa. Como retirar meu telefone da base de dados?


se dirigir a instituição de ensino que foi informado no momento da cobrança e solicitar a retirada de seu telefone da base de dados de cobrança. Ou, você pode encaminhar um pedido por escrito ao canal oficial de atendimento da Cobrafix para ser analisado. (Poderá ser exigido documentos que comprovem a veracidade das informações).




Por quem são definido os valores dos juros e multas?


Cada instituição tem suas política de juros e multa que estão atrelados ao contrato do aluno. Em caso de dúvida com seus contrato verifique junto a sua instituição.




Como são definidos os valores dos juros e multas?


Os juros são definidos no Código Civil artigo 406 e 407 da Lei 10.406/02

Confira aqui.




Entre quais horários a empresa prestadora da cobrança pode me contactar?


Cada estado Brasileiro tem uma regulamentação, porém em regra geral as ligações são feitas após ás 8:00 e antes das 21:00hs.




Quantas ligações de cobrança posso receber durante o dia?


Não existe uma previsão legal que determina o número de ligações diárias ou semanal ao credor. Porém os telefonemas de cobrança de débitos devem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h (oito horas) às 21h (vinte e uma horas), e aos sábados, das 8h (oito horas) às 14h (catorze horas), excetuando-se os feriados, casos em que tais telefonemas são vetados.




Após o vencimento, em quanto tempo minha dívida pode ser direcionada para uma empresa de cobrança?


A partir do dia seguinte ao inadimplemento. Contudo, cabe ser acordado com a sua instituição os prazos de cobrança para os débitos em aberto. Consulte sua Instituição.




Porque a Cobrafix está me cobrando ao invés da Instituição?


Muitas instituições terceirizam esse serviço para escritórios especializados, que são chamadas Cobrança "amigável".
A empresa de cobrança ajuda a identificar qual o melhor canal para entrar em contato com o cliente (ligação, e-mail, WhatsApp etc.), e o melhor horário para fazer a cobrança, ajudando o devedor a negociar o seu débito.




A Cobrança pode ser feita por WhatsApp?


Sim, sua legitimidade para cobrança já é reconhecida pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), desde que não seja realizada de forma abusiva.




Quem inclui meu nome do SPC e Serasa?


A inclusão aos órgão de proteção ao crédito é feito de acordo com o contrato do aluno, cedido no momento da matrícula na instituição, em caso de dúvidas procure o financeiro da sua instituição.




Posso ser cobrando no meu trabalho?


O Credor pode ligar para o trabalho (do inadimplente), desde que não seja com ligações insistentes, várias vezes ao dia e diariamente. E nem mesmo dar ciência do débito para terceiros.





Negociação

Como negociar meu débito presencialmente?


Existem duas maneiras de negociação presencialmente:
1) Postos de Atendimento: Verifique se a sua unidade possui um posto de atendimento.
2) Filial da Cobrafix: Clique aqui e encontre um posto próximo a você.




Não estou de acordo com o valor do débito cobrado. O que fazer?


Nos encaminhe sua proposta para que possamos intermediar a negociação com o Credor.




Minha dívida prescreveu, porém ainda recebo cobranças. Isso está dentro da lei?


Sim, a prescrição é para medidas coercitivas e judiciais, não para cobrança, uma vez que o débito não deixa de existir pela prescrição.




Com quanto tempo a instituição pode negativar minha dívida?


Após o primeiro dia de atraso a sua instituição já pode formalizar sua dívida.




O que é protesto dos débitos em cartório?


O protesto é um ato formal pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívidas.

Para saber mais sobre protestos acesse:

https://www.protesto.net.br/home.php?ac=orientadevedor




Em qual prazo a instituição de ensino pode protestar minha dívida?


Não existe prazo para protestar qualquer título. A legislação específica sobre a questão dispõe que não cabe ao cartório investigar a ocorrência de prescrição da dívida.

Para saber mais sobre protestos acesse:

https://www.protesto.net.br/home.php?ac=orientadevedor





Tópicos Gerais

Não reconheço esta dívida, como proceder?


A forma mais rápida de solucionar este caso é anotar todas informações, e procurar a instituição de ensino que foi informado o débito no atendimento. Ou encaminhe a contestação do débito ao Canal oficial da Cobrafix.




Estou recebendo uma cobrança no nome de outra pessoa. Como retirar meu telefone da base de dados?


se dirigir a instituição de ensino que foi informado no momento da cobrança e solicitar a retirada de seu telefone da base de dados de cobrança. Ou, você pode encaminhar um pedido por escrito ao canal oficial de atendimento da Cobrafix para ser analisado. (Poderá ser exigido documentos que comprovem a veracidade das informações).




Por quem são definido os valores dos juros e multas?


Cada instituição tem suas política de juros e multa que estão atrelados ao contrato do aluno. Em caso de dúvida com seus contrato verifique junto a sua instituição.




Como são definidos os valores dos juros e multas?


Os juros são definidos no Código Civil artigo 406 e 407 da Lei 10.406/02

Confira aqui.




Entre quais horários a empresa prestadora da cobrança pode me contactar?


Cada estado Brasileiro tem uma regulamentação, porém em regra geral as ligações são feitas após ás 8:00 e antes das 21:00hs.




Quantas ligações de cobrança posso receber durante o dia?


Não existe uma previsão legal que determina o número de ligações diárias ou semanal ao credor. Porém os telefonemas de cobrança de débitos devem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h (oito horas) às 21h (vinte e uma horas), e aos sábados, das 8h (oito horas) às 14h (catorze horas), excetuando-se os feriados, casos em que tais telefonemas são vetados.




Após o vencimento, em quanto tempo minha dívida pode ser direcionada para uma empresa de cobrança?


A partir do dia seguinte ao inadimplemento. Contudo, cabe ser acordado com a sua instituição os prazos de cobrança para os débitos em aberto. Consulte sua Instituição.




Porque a Cobrafix está me cobrando ao invés da Instituição?


Muitas instituições terceirizam esse serviço para escritórios especializados, que são chamadas Cobrança "amigável".
A empresa de cobrança ajuda a identificar qual o melhor canal para entrar em contato com o cliente (ligação, e-mail, WhatsApp etc.), e o melhor horário para fazer a cobrança, ajudando o devedor a negociar o seu débito.




A Cobrança pode ser feita por WhatsApp?


Sim, sua legitimidade para cobrança já é reconhecida pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), desde que não seja realizada de forma abusiva.




Quem inclui meu nome do SPC e Serasa?


A inclusão aos órgão de proteção ao crédito é feito de acordo com o contrato do aluno, cedido no momento da matrícula na instituição, em caso de dúvidas procure o financeiro da sua instituição.




Posso ser cobrando no meu trabalho?


O Credor pode ligar para o trabalho (do inadimplente), desde que não seja com ligações insistentes, várias vezes ao dia e diariamente. E nem mesmo dar ciência do débito para terceiros.